O seu jeito é o jeito certo?

Já abrimos essa reflexão com uma pergunta bem interessante e junto apresento a resposta. Sim! O seu jeito é o jeito certo!

Já abrimos essa reflexão com uma pergunta bem interessante e junto apresento a resposta. Sim! O seu jeito é o jeito certo!

Sempre que abrimos essa pauta e essa reflexão surgem muitos questionamentos e entendimentos divergentes a respeito. Por isso trago essa frase para que juntos elaboremos mais sobre o que ela diz.

Essa frase é de uma oração e se não tomada por profundo pensar pode nos levar para extremos inflexíveis da questão e de forma alguma queremos estar nesses lugares de falta de flexibilidade e abertura.

Um dos extremos onde podemos parar é justamente onde reside a falta de compaixão e do pensar empático onde qualquer ação terá respaldo para se fazer justificável e a consciência estará liberada de precisar elaborar mais sobre nossas atitudes. Sabemos que, definitivamente isso não é bom.

Ao contrário deste, o outro viés é onde o tom irônico se instala e usamos dessa frase para simplesmente inibir qualquer ação em relação ao contexto onde devemos atuar de alguma forma.

Na vida prática

two women holding flowers

Em meu atendimento já mediei situações onde essas duas ‘nuances’ apareceram. Em uma delas um cliente se posicionando na ironia disse. Não vou responder, afinal o seu jeito é o jeito certo e não evolui em suas próprias questões. Outra vez, a colocação foi apresentada no contexto onde uma atitude era justificada com a frase, e outra conduta era duramente julgada. Vejamos bem, existem sempre ciladas na nossa mente, no nosso comportamento guiado pelo ego.

Entendamos então, essa frase: O seu jeito é o jeito certo, não nos dá liberdade para fazer qualquer coisa assim como também não deve nos limitar a fazer as coisas como pensamos estar certo para nós.

Essa frase serve para trazer para nossas relações um pensar profundo sobre o diferente, sobre as possibilidades que cabem a cada um, assim como vamos escolher a melhor para nós. Sendo assim, ela nos orienta de forma profunda à autoconsciência e autorresponsabilidade em relação a quem somos e quem os outros são.

Eu não preciso julgar que o que serve para o outro serve para mim, mas, preciso ser gentil com as escolhas dos outros. Na medida que cada um, toma consciência de si, de suas capacidades, de sua potencialidade mais ele se solidifica como ser humano, e essa, é nossa grande questão aqui, evoluirmos juntos.

A transformação pessoal e evolução que geram a mudança interna e que se revela em nós só é possível com o autoconhecimento. Dito isso, buscar estratégias e profissionais que nos guiem nesse caminho, não como ditadores de verdades, mas como facilitadores de processos é muito importante.

O seu jeito é o jeito certo!

low-angle photo of pink and orange balloons

A mim, cabe ser o melhor que posso e evoluir o máximo que puder para ser uma boa condutora de processos dessa natureza. Também para ser uma mediadora de excelência, além de um ser humano generoso. Sendo assim, estou sempre disponível para quem quiser estar comigo nessa jornada bonita que é a evolução através da consciência.

Picture of Marluy Lavecchia

Marluy Lavecchia

Psicóloga especializada em Psicoterapia Corporal, Logoterapia e Acupuntura, com mais de 40 anos de experiência em gestão de pessoas e capacitação de líderes.

Fale com a Marluy

Gostou? Compartilhe nas suas Redes:

Artigos recentes:

Carrinho de compras

Login

Sem conta ainda?