Dialogar com inteligência emocional

Vamos refletir hoje sobre um potente recurso humano para sua evolução que é dialogar com nossas emoções ou inteligência emocional.

Vamos refletir hoje sobre um potente recurso humano para sua evolução que é dialogar com nossas emoções ou inteligência emocional.

Para isso vamos partir de algumas estruturas importantes que equilibram a inteligência emocional que será nosso pano de fundo de compreensão de como podemos agir de forma consciente em relação às nossas emoções.

O que é inteligência emocional?

shallow focus photography of white feather dropping in person's hand

Inteligência emocional é, em suma, a capacidade de lidar com os próprios sentimentos e emoções, especialmente em situações sob pressão. Sendo assim identificar e gerenciar sentimentos e reações que temos são algumas das competências que fazem parte dessa inteligência.

Se bem é verdade que esse não é um conceito novo, o seu uso no âmbito profissional tem crescido, já que a forma como as relações sociais e de trabalho acontecem e se desenvolvem também passou por mudanças significativas na atualidade.

Alguns pilares que compõem a inteligência emocional:

– Autoconsciência

A capacidade de conhecer nossas emoções mais recorrentes e entender como determinadas situações nos afetam é, sem dúvidas, parte da inteligência emocional. Inclusive, o primeiro passo para realizar certas mudanças é conhecendo nosso próprio comportamento.

– Controle emocional

Não basta apenas conhecer nossas emoções e reações, mas é indispensável conseguir controlá-las. Em contextos corporativos ou no âmbito profissional, exercer esse controle é algo indispensável. De fato, um profissional que não consegue controlar suas emoções terá problemas para ascender na sua trajetória pessoal também.

– Consciência social

Consciência social é o que permite entender que estamos inseridos em contextos sociais e precisamos saber como lidar com aqueles que nos rodeiam. Entender a dinâmica não falada durante um diálogo, saber interpretar sinais que outras pessoas emitem e demonstrar empatia são habilidades relacionadas à inteligência emocional e à comunicação com o mundo interno e externo.

– Automotivação

Conseguir se livrar de padrões negativos, orientando nossas próprias emoções para que possamos crescer pessoal e profissionalmente tem a ver com automotivação. Desenvolver essa habilidade é uma forma de realizar metas, ser uma pessoa melhor e lidar bem com situações desafiadoras.

Entrar em contato com emoções não tão bem elaboradas é muito importante nos torna mais confortáveis em nossa própria pele. Quando paramos de tentar esconder nossas sombras e as colocamos em um lugar de conhecimento e diálogo interno podemos enfim conviver bem com elas.

Técnicas especias que funcionam

women's blue and white floral surplice neckline camisole

Existe uma dinâmica que uso que se chama Teatro de Luz e Sombra.

É uma técnica importante, onde temos a oportunidade de fazer um monólogo para fazer um momento de diálogo interno. Um momento de encontro profundo e de desvendamento. Vemos aqui uma oportunidade permite que possamos responder questões profundas sobre nós mesmos além de perceber questões que nem percebíamos.

Quanto mais estivermos dispostos a acender nossa luz, mais encontraremos os interruptores. É preciso se mover nesse caminho de encontro, gerado muitas vezes pelo desencontro.

Sabemos hoje, que aquele que consegue manter um diálogo saudável consigo mesmo já tem metade de seus desafios resolvidos. Tatear no escuro será sempre a opção mais dolorosa e demorada para achar o caminho

Para essa jornada, que é sua, pode contar comigo!

Picture of Marluy Lavecchia

Marluy Lavecchia

Psicóloga especializada em Psicoterapia Corporal, Logoterapia e Acupuntura, com mais de 40 anos de experiência em gestão de pessoas e capacitação de líderes.

Fale com a Marluy

Gostou? Compartilhe nas suas Redes:

Artigos recentes:

Carrinho de compras

Login

Sem conta ainda?